About

14 julho 2011

A Importância Da Fé

Não há como falar de Fé e não falar de Habacuque, vemos claramente o exercer dela no livro desse profeta.
Habacuque contém três capítulos, no primeiro vemos um Habacuque tendo a sua Fé esmorecida por não ver "em seu próprio tempo" o agir de Deus, nesse capítulo temos um Habacuque que tenta falar com Deus ao mesmo tempo que não acredita que o mesmo irá responder.
Até que vemos um novo Habacuque no capítulo três, esse, está renovado, sua fé é inabalável e constante.
Que a sua fé se firme como a de Habacuque se firmou, e que se torne tão inabalável quanto a dele.

Ler: Habacuque 2: 6-20

Habacuque clamava para que o povo de Judá se libertasse do cativeiro babilônio, sendo que o povo já havia sido avisado que seria levado cativo como vemos em Isaías 5.13 "Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede" e Jeremias 21.9 "O que fica nesta cidade há de morrer à espada, ou à fome, ou de peste, mas o que sair e render-se aos caldeus, que vos cercam, viverá, e a vida lhe será como despojo", e mesmo assim eles não acreditavam. Perante tudo isso, ainda assim o Senhor levantaria o seu povo novamente.

A questão é:
Os babilônios oprimiam o povo de Deus ou o povo de Deus já haviam se tornado babilônio. Judá não esperou o tempo de acontecer a promessa de Deus, preferiu murmurar.
Em que lado você está hoje? Está realmente esperando em Deus ou está no seu próprio tempo?
Como anda a sua fé hoje? Está firme para passar pelo deserto ou ela é circunstâncial?
Uma pessoa sem fé se torna uma pessoa sem vida, desanimada, negativa, não tem ânimo de ir aos cultos, não se interessa pelas coisas de Deus, não libera vida sobre ninguém, resumindo... Vai empurrando com a barriga e continua afirmando que é CRENTE.
Em Hc 1.2 Habacuque grita por violência e clama por auxílio e ainda assim ele não conseguia ver o auxílio de Deus, o Seu socorro, isso porque ele estava tão focado em questões humanas e mesmo que Deus gritasse para ele, ainda assim não ouviria.
Quando nós oramos frequentemente, a nossa fé se torna a enfraquecer e com isso vamos perdendo a intimidade com o Pai.
O que nos faz diferente do mundo não é sermos evangélicos e si o acesso que temos de conversar e ouvir a voz do Senhor, não fazemos repetições e sim o que queremos realmente é ouvir a voz do Pai, gerar intimidade. Deus cresce em nós à medida que O conhecemos no dia-a-dia, isso faz com que a nossa fé se fortaleça.
Judá estava assolada, estava sendo castigada pelos babilônios, sua fé tinha esmorecido tanto que até o seu profeta começou a esfriar, isso é o que muitas vezes fazemos, além de estar matando a própria fé, ainda tentamos matar a fé dos que estão ao nosso redor, de tanto murmurar, questionar, e fazer o que Deus está pedindo que é bom, não fazemos. Judá parou de orar para reclamar. Será que você não está fazendo como Judá, tomando para si caracteristicas babilônias?
Será que você tem investindo mais tempo em coisas alheias do que sua própria vida espiritual?
Falei no inicio se o povo de Deus já havia se tornado babilônio por essas razões, parece que passamos a maior parte do tempo querendo negociar com Deus, tem gente que só ora quando quer uma bênção, jejuar então é visto realmente como um "sacrifício" e não como uma forma de se aproximar mais de Deus, e ler a Bíblia? Só se for no culto ou só para dizer que não leu, ler um versículo e nem tenta entendê-lo. A frieza toma conta e nem se apercebe, além de estar distante de Deus, só quer reclamar e ter direito de pedir.
Talvez os pecado que os babilônios cometiam não estejam longe dos que são cometidos nos dias de hoje, alguns podem não juntar bens mal adiquiridos para a sua casa, mas é sem amor para com o próximos, outros podem não edificar a sua casa com sangue, mas se engana quando pensa ser edificante falar mal dos irmãos, líderes, outros podem não falar com ídolos de madeira, mas toma para si ídolos como ouvir música do mundo e "prioridades" que sempre vem na frente de Deus.
Quando declinamos espiritualmente, a nossa fé morre e ficamos cegos, tão cegos que geralmente acusamos o irmão ao lado do seu pecado, só para não olhar pra si mesmo.
Frieza espiritual entristece o coração de Deus, tenha a consciência disso, a frieza mortifica a fé, e "Sem fé é impossível agradar à Deus", como diz em Hebreus 11:6.
Será que realmente temos noção do que isso significa, será que você compreende que a falta de oração, de intimidade, é correr o risco de Deus dizer para você o mesmo que Jesus disse em Mateus 7:23 "Nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticai iniquidades", é como se o Senhor estivesse falando "apartai-vos de mim vós violadores da Lei, da Palavra de Deus"
Habacuque estava vendo a sua fé adormecer, mais ele decidiu mudar, tomou posição perante Deus, mesmo aflito resolveu não abrir mão de buscar à Deus, ele se apegou na última gota do que ainda restava de sua fé para se aproximar novamente de Deus.
Nenhum problema, nenhuma aflição pode ser maior do que o seu confiar em Deus, é quando damos brecha que o problema torna-se maior do que o resolver de Deus. Isso desagrada à Ele.
Depois que resolveu confiar em Deus, Habacuque concluiu que Deus é suficiente, mesmo que o Senhor lhe enviasse sofrimento, ele ainda assim se alegraria, sua fé cresceu quando ele decidiu fazer o que já sabia... Obedecer à Deus.
Que hoje você renove a sua fé no Senhor, volte para ser íntimo dEle, apoie-se inteiramente nele.
No capítulo 3 versículo 9 Habacuque diz: "O Senhor é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar em lugares altos" Que assim como Habacuque você tenha pés como os da corça, andando com firmeza pela tribulação, transbordante de fé, pois ela move montanhas.
Abraça-se na fé, é ela que te coloca perto de Deus.

Tammy Nunes

0 Deixe aqui seu Recado: